Educação, infância e cidadania: uma análise da literatura marginal

Projeto de Pesquisa Educação, Infância e Cidadania: uma análise da literatura marginal

O Projeto de Pesquisa Educação, Infância e Cidadania: uma análise da literatura marginal, em desenvolvimento, é coordenado pela professora Dra. Elisângela da Silva Santos e tem como bolsista de Iniciação Científica a aluna Dayane Assis Nascimento.

O projeto de pesquisa pretende analisar a infância na sociedade brasileira, a partir da perspectiva histórica, sociológica e antropológica. O projeto parte da perspectiva de Ariès, que afirma que a infância é uma categoria que surge na modernidade, e que, além disso, é culturalmente construída. A análise considerará a partir de textos sociológicos e literários, o tema da educação e da infância. A visão de infância como uma construção social solidificou por muito tempo a ideia de que a criança seria apenas uma cópia dos adultos, e isso resultou em consequências funestas do ponto de vista científico, retardando a análise objetiva e subjetiva dos grupos infantis até hoje. Portanto o interesse do projeto é retomar esta temática tentando contribuir para uma análise que não se restringe apenas à teoria sociológica, mas se expande para obras que têm as crianças como personagens principais. 

Fonte: Enviado pela pesquisadora

Categorias: projeto Iniciação científica Sociologia do Conhecimento