Sala de Aula EJA

ALFABETIZAÇÃO E VIDA

O projeto de alfabetização e letramento de idosos foi implantado na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí em 1995 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Casa da Amizade, para atender alguns trabalhadores da prefeitura Municipal de Jataí que não eram alfabetizados. A UFJ, curso de Pedagogia, subsidia teoricamente e pedagogicamente o projeto e oferece estrutura física para o funcionamento. A Secretaria Municipal de Educação se responsabiliza pelo professor que atua no projeto. A Casa da Amizade apoia os alunos nas questões sociais.

Nos últimos dois anos vem atendendo adultos e pessoas na terceira idade, sendo a grande maioria idosos e mulheres, em diferentes fases do processo de alfabetização e letramento. Durante o período de isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, o projeto de extensão da UFJ buscou/buscará promover a interação com a linguagem oral, escrita e visual por meio da internet como forma de tornar o período de isolamento um momento de aprendizagem, de vivência cultural e tecnologia, e um espaço confortável para os alunos, que sentem falta do convívio social. Essa edição (2021-2022), inicialmente, não acontecerá de forma presencial garantindo, até que necessário, o desenvolvimento de atividades remotas, mediada com uso de telefone e aplicativo de mensagem (whatsApp), como forma de garantir a segurança de todos os participantes. Vale ressaltar que nos últimos anos alguns trabalhos acadêmicos/científicos vêm sendo realizados para resgatar e registrar a história desse projeto, com uso de narrativas e pelo olhar de alguns atores, destacando/evidenciando sua importância social para a comunidade de Jataí. Contudo, o projeto permite e precisa ainda consolidar muitas/outras pesquisas sobre sua história, sobre os olhares dos diferentes atores envolvidos (coordenadores, professores e alunos) etc.