Weby shortcut

O Curso

Atualizado em 28/12/15 09:21.

A Pedagogia define-se como um campo de estudo que investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios apropriados de formação humana em uma determinada sociedade. Portanto, o pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação em seus diferentes níveis e modalidades.

O curso de graduação em Pedagogia, que confere o grau de licenciado, destina-se prioritariamente à formação de profissionais para atuarem na educação infantil e no magistério nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, os pedagogos formados pela UFG tornam-se profissionais com conhecimento profundo da dinâmica da sociedade, da educação, dos sistemas de ensino e da escola como realidades concretas de um contexto histórico-social.

Para compreender os problemas fundamentais do processo educacional e encaminhar-lhes soluções adequadas, os alunos de Pedagogia estudam as seguintes áreas de conhecimento: Sociologia, Filosofia, História, Psicologia, Artes, Didática, Linguagem, Currículo, Políticas da Educação, Gestão e Organização da Educação Básica e Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Além disso, faz parte da formação do pedagogo a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental e na educação infantil. Ao final do curso, o acadêmico deverá elaborar e apresentar um trabalho de conclusão com tema a ser definido juntamente com seu orientador. Desta forma, o aluno se inicia nos processos de produção do conhecimento.

O curso é oferecido prioritariamente nos turnos matutino e noturno, sendo necessário ao acadêmico do noturno a realização do estágio no período diurno, considerando-se a especificidade de sua atuação.

Listar Todas Voltar